Betta splendens Homepage


FICHA PRÁTICA GERAL

Nome Popular: Betta, Peixe-de-briga, Combatiente siamés, Pez luchador, Siamese fighting.

Nome Científico: Betta splendens (C.T. Regan - 1910). Foi sugerido o nome Betta, pois na região do antigo Sião (hoje Tailândia, na Ásia), local de origem deste peixe, vivia uma tribo muito guerreira: Ikan Bettah.

Origem: Arrozais tailandeses (Siameses), Sri-lanka, Malásia... Vive em charcos, açudes, córregos, pântanos.

Tamanho: Até 8 cm, com a boca projetada para cima. Vive em média de 2 a 3 anos. Com 6 meses já são adultos e estão aptos a reproduzir... Pode viver em águas pobres em oxigênio e em pequenos vidros com pouca água.

Dimorfismo Sexual: Macho - Mais colorido e com corpo e nadadeiras maiores. A nadadeira dorsal apresenta I acúleo e 8 a 9 raios e a anal, II - IV acúleos e 21 a 24 raios... A linha lateral‚ constituída de 30 a 32 escamas. Nos filhotes, os machos possuem as nadadeiras mais pontiagudas.

Fêmea - Pardo-amarelada com uma faixa transversal mais acentuada. Adquira sempre fêmeas de porte médio e não gordinhas (são jovens).

Temperatura: De 22 a 30 ° C. Lembre-se sempre que o peixe é um animal de sangue frio (pecilotérmico) e quanto maior a temperatura, mais ele se alimenta, cresce e reproduz.

Água/pH: Gosta de água velha. pH 6,8 a 7,2... os machos vivem bem em potes individuais. Troque a  água pelo menos 1 vez por semana. Dureza ideal da  água = dH 6 a 8.

Alimentação: Ração em flocos (você deve acostumar os seus Bettas), tubifex, larvas de mosquito, drosófilas, artemia salina (viva, congelada ou hidratada), dáfnias, coração de boi cru, vôngole, patês diversos, caramujos jovens. 2 refeições diárias aos adultos está muito bom.

Comportamento: O macho fica muito tímido e procura sempre ficar escondido. As fêmeas em aquários vivem bem juntas e em aquários mistos. Evite portanto colocar os machos em aquários comunitários. Procure colocar os Bettas machos em aquários (ou vidros de conservas) individuais... (ou em beteiras). Deixe as fêmeas em aquários comunitários, adaptando até um sistema de filtragem (pode ser um filtro interno, ou externo). O fundo pode ser sem pedrisco (cascalho). Coridoras podem viver em aquários com fêmeas. (Coloque 1 cada l0 litros de água). A troca d'água deve ser de 1/4 por mês. Troque a lã do filtro quinzenalmente.